quinta-feira, 20 de março de 2008

Glamour and News - Giuliano Donini finalmente assumirá o lugar de seu pai na presidência da Marisol

No próximo dia 19 de março, uma reunião de conselho deve redefinir o futuro da catarinense Marisol, uma das maiores fabricantes de roupas do país, com vendas de 420 milhões de reais no ano passado. Da pauta do encontro faz parte um assunto que há mais de um ano é aguardado na empresa: a troca no comando. Giuliano Donini o filho caçula do fundador da empresa é aposta da Exame para a sucessão. Como diretor de marketing e desenvolvimento de produto da Marisol, Giuliano teve a iniciativa indicar a compra de marcas conhecidas, que afastaram a companhia da dependência de produtos baratos e da concorrência chinesa. O ápice dessa estratégia foi a aquisição de uma participação de 75% na marca de moda praia Rosa Chá, em 2006.

A meta para o novo presidente era transformar a Marisol na maior gestora de marcas de moda do país e dobrar o faturamento até 2010, para 1 bilhão de reais. Um plano de reestruturação foi colocado em andamento o que adiou o processo de sucessão. A Marisol não estava pronta para iniciar o ciclo de expansão para o qual Giuliano foi preparado, e seria muito complicado colocar nos ombros dele o peso de medidas drásticas, como fechamento de fábricas e demissões.

Caberá a Giuliano voltar a trilhar o caminho do crescimento. Seu principal desafio é retomar a estratégia de aquisições depois de ter ficado de fora da maior onda de fusões da história do setor no país. Ele terá de ser hábil para encontrar e aproveitar as oportunidades que ainda restaram no mercado

Fonte: Revista Exame

Nenhum comentário: