quinta-feira, 20 de março de 2008

Glamour and Philosofy: Georg Simmel

Por: Jero Moraes

Da moda diz Georg Simmel: "Ela é a imitação de um modelo dado e satisfz assim a necessidade de apoio social, conduz o individuo ao trilho que todos percorrem, fornece um universal, que faz do comportamento de cada indivíduo um simples exemplo. E satisaz igualmente a necessidade de distinção, a tendência para a diferenciação, para mudar e se separar. E este ultimo aspecto consegue-o, por um lado, pela mudanças dos conteúdos, que marca individualmente a moda de hoje em face da de ontem e da de amanhã, consegue-o ainda de modo mais energético, já que as modas são sempre modas de classes, porque as modas da classe superior se distinguem das da inferior e são abandonadas no instante em que esta ultima delas se começa a apropriar. Por isso, a moda nada mas é do que uma forma particular entre muitas formas de vida, graças a qual a tendência para a igualização social se une à tendência para a diferença e a diversidade individuais num agir unitário."

Este texto de Simmel é bem interessante, nele percebemos o porque do lançamento incessante de novas coleções e tendências. Para exemplificar as idéias do autor vou utilizar de uma emtrevista que um dos editores da Vogue Brasil concedeu ao jornalista e colunista Amaury Jr no seu programa de tv. Nessa entrevista o editor relata que a Revista Vogue começou a trabalhar com cintura-alta nos seus ensaios no meio de 2006, porém ela só começou a ser usada como peça principal das coleções, aqui no Brasil, no verão de 2007/08 e agora caminha, de forma ainda tímida, para as lojas de departamentos das classes C e D. Com isso a revista está utilizando novos padrões e modelagens nos seus ensaios, sempre em busca do novo, afinal é isso que a elite, a revista é consumida na sua maioria por leitoras da classe A e B, quer. Notamos que como Georg Simmel descreveu no seu livro existe uma necessidade da elite em se diferencia através do novo das classes menos afortunadas.

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