quarta-feira, 30 de abril de 2008

Glamour and Philosofy: Rafael Ribeiro


O Contato Entre o Emocional e o Desing de Moda

Os produtos de moda, talvez sejam os mais próximos de se obter essa relação com o meu objeto de estudo, o emotional design, por serem desenvolvidos a partir de conceitos e subjetividade em que símbolos são constantemente pesquisados, analisados e tangibilizados por seus criadores.

Observa-se cada vez mais, que a compra não esta ligado ao fator físico do processo e sim ao fator simbólico por ele desempenhado, as passarelas e as lojas estão cada vez mais comercializando conceitos e propostas do que roupas ou acessórios.

Estamos diante de um consumo, muito mais subjetivo e significativo do que um consumo material e sem nenhum significado.

Pesquisas são constantemente desenvolvidas para criar produtos que se assemelhem cada vez mais com o universo dos usuários, produtos que cada vez mais integrem sua forma e seus símbolos com as formas e símbolos adquiridas através de experiências dos usuários. Um repertório de informações adquirido pelos consumidores são identificados no vestuário, criando vínculos emocionais com os mesmos.

A apreciação de um objeto de moda pelo usuário pode ser definido pelas sensação e percepção no nível estético pois características que tomam como base a forma, a cor, a textura entre outros são causadores dos primeiros estímulos, ao depara com uma vitrine o usuário é levado a observar e se sentir atraído pelo mesmo.

O afeto é o primeiro sentimento que impulsionará o usuário a analisar o produto, e a estimulálo a adquirir mais informações , por se tratar de uma ação inconsciente esse estimulo pode ser facilmente levado adiante na tentativa de agradar o usuário e incentivá-lo a adquirir o produto.

O próximo passo fica a cargo da emoção, pois esta, também se encontra assimilada a função simbólica é nesta situação que as informações transmitidas pelo objeto serão assimiladas de forma mais compassada e comedida pelo usuário, o objeto despertará a atenção e fica a cargo do usuário decidir qual será o grau de atração que ele próprio atribuirá ao produto.

Por fim a questão do sentimento que por se tratar de uma relação com vínculos já estabelecidos e certamente profundos, o objeto adquire características e adjetivos de perfeição e os laços afetivos se tornam mais intensos a medida que o usuário utiliza o produto. Um fator muito relevante, para a analise da moda, e saber, qual a relação que esses objetos possuem com o passado histórico do usuário, o universo particular de cada individuo está diretamente ligado à estética e a simbologia apresentada nos traços, cores, formas e signos dos produtos.

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