domingo, 13 de abril de 2008

Glamour and Logo - Ellus

Por: Jero Moraes

A Ellus é conhecida por manter sua identidade desde o início, sendo fiel aos cortes e modelos de jeanswear. Tudo começou em 1972, quando um grupo de hippies cariocas desembarcou de uma perua Kombi na 25 de Março, tradicional rua de comércio popular no centro de São Paulo.Eles garimparam toda a região, voltando para o Rio com o porta-malas abarrotado de peças de roupas, que depois seriam customizadas. As camisetas pintadas e bordadas fizeram grande sucesso, lançando a semente do que viria a ser a Ellus, criada e mantida até hoje por um dos integrantes da trupe, Nelson Alvarenga.

Um dos quesitos importantes na trajetória da Ellus é o marketing. Muitas vezes a grife esteve à frente, lançando catálogos inovadores e apostando em novos rostos na moda brasileira. Contratou Cindy Crawford quando a top atravessava o auge de sua carreira e ainda investiu em ações institucionais, patrocinando algumas edições do concurso de modelos Look of the Year. Nos anos 90, um eficiente trabalho de renovação reforçou a imagem fashion da Ellus, que passou a utilizar estrelas internacionais de caráter alternativo em suas campanhas, direcionadas a um público mais moderno. A marca chamou atenção ao convocar a atriz Milla Jovovich e modelos como Kate Moss e Alek Wek para vestir suas roupas.

Nos anos 2000, criou uma nova assinatura: Ellus jeans deLuxe. Foi a vez de personalidades brasileiras terem seus rostos estampados de maneira inusitada em campanhas com forte apelo comercial. Foi o caso de Xuxa em 2004, Daniella Cicarelli em 2005 e Fernanda Torres na coleção de Verão 2006. É importante citar que ainda em 2002, na corrida para manter-se em pleno vigor, a grife inaugurou um espaço no segundo andar de sua loja matriz, destinado a novíssimos talentos: o Ellus 2nd Floor, com exposição permanente de trabalhos de novos profissionais do segmento de moda - estilistas, fotógrafos e designers. Inicialmente, eram 13 expositores, chegando a 40 e agora a 2nd Floor virou marca com a proposta de fisgar o publico mais jovem. O publico da marca-mãe tem idade média de 30 anos.

O idealizador e atualmente diretor artístico da Ellus, Nelson Alvarenga, fala que o ciclo normal de renovação de uma grife dura entre cinco e 10 anos. "Se não houver reconstrução nesse período, a marca é engolida pelas novas”.

Fontes: Site d Ellus, Revista Veja e Site de Maurício Prates

Nenhum comentário: