quinta-feira, 20 de março de 2008

Glamour and Designer - Alexandre Herchcovitch

Por: Jero Moraes

Em 1993, aos 22 anos, Herchcovitch concluiu o curso de moda da Faculdade Santa Marcelina. Cujo desfile de formatura mostrou modelos carregando bonecos que pingavam sangue (tinta vermelha, na verdade) na passarela? Até então, sua clientela eram drag queens, hostesses e outras figuras do underground paulistano. Chocada com imagens da apresentação, a papisa fashion Costanza Pascolato quis conhecê-lo. "Senti a mesma surpresa que tive ao ver os primeiros trabalhos de John Galliano", lembra ela, referindo-se ao atual estilista da grife francesa Christian Dior.

Inteligente, Herchcovitch capitalizou a imagem dark, mas só até perceber que ela poderia assustar bons negócios. Das cinzas do Herchcovitch alternativo, moldou-se o empresário que hoje, ocupa o topo da pirâmide, digamos, fashion. Mais do que ser um queridinho da imprensa especializada, está entre os poucos estilistas que faturam alto – em geral, na indústria da moda, as contas no vermelho são proporcionais às caras e bocas com que se posa para fotos.

Do primeiro vestidão às estampas de caveira, famosas no underground paulistano dos anos 90, passando por roupas para prostitutas e travestis, modelos clássicos de executivas desenvolvidos para a Cori, e camisetas com motivos de Walt Disney de 2003, Herchcovitch foi surpreendendo e revelando sua versatilidade como estilista, dotada de sensibilidade e capaz de vestir diversos tipos de pessoa.

O estilista (que também já trabalhou na Ellus) assumiu em 2006 a direção da Faculdade de Moda da FMU, em São Paulo.

No começo deste ano Alexabdre vendeu as suas duas marcas, Herchcovitch; Alexandre e Herchcovitch Jeans, à holding IM (Identidade Moda), da qual participa o grupo financeiro HLDC Investimentos, o mesmo que comprou em julho de 2007 a Zoomp e a Zapping. Ele será o diretor criativo da Zoomp e das duas grife que vendeu e o curador criativo de todas as grifes que formarão o portfólio da nova holding. "Vendi minhas marcas porque o grupo vai fazer uma injeção de capital que eu levaria anos para realizar. Com isso, as marcas vão tomar um novo rumo, e tudo que eu sonhei poderá se realizar a partir de agora", diz Herchcovitch.

Fontes: Revista Veja SP, site Wikipédia e Revista Isto É Dinheiro

Nenhum comentário: